terça-feira, maio 02, 2006

Ja dizia Raul Seixas...

Nao confundir a falta de respostas com a ignorancia. Ignorar é a bencao maior. Falta de respostas é saber da existencia e nao saber como lidar, responder ou explicar. Ai sim, é o panico. Como todas as perguntas sem respostas. Porque perguntas sem respostas, todas essas que os filosofos tentam responder, sao crueis e deseperadoras. A igonorancia é o estado sublime de nao chegar nem ao ponto de se fazer perguntas. E se nao ha perguntas, nao tem de haver respostas e tampouco problemas existencias relacionados a elas.
Nao que os ignorantes nao sofram. Sofrem. Sofremos. Mas sao dramas mais mundanos, mais praticos. Nada como se deparar com o vazio de uma vida voltada pro trabalho, em busca de conforto e bem estar material, face a perspectiva da morte certa e irrevogavel. Nada como imaginar o porque das coisas perante um mundo onde os porques sao abundantes assim como os comos, os ondes, e os quandos. Queria ser um obcecado, determinado apaixonado por qualquer coisa que me desse um sentido, solido, direto e inabalavel. Eu sou extremamente abalavel. Pelas ideias dos outros, pelas minhas proprias e pela falta delas. Foi Raul Seixas que disse: “Eh uma pena eu nao ser burro. Talvez eu nao sofresse tanto.”

2 comentários:

Lua disse...

entao... vc fez uma pergunta e eu respondi.
essa tatoo nao é aranha, certo?
formiguinhas, ne?

Anônimo disse...

Grande Pedro

O pensar é um fardo para poucos. O filosofar é o abrir de novas percepções. Gostei do blog.

Grande Abraço